sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Olhares e Leituras>>


Sabe pessoas, amo músicas e leituras. Como já deixei uma música que fala um pouco dessas questões que temos discutido ultimamente( "Admirável chip novo", lembram?), agora vou falar um pouco sobre leitura. A leitura a que me refiro aqui é aquela em seu sentido mais amplo, aquela que permite ler não só palavras, mas também imagens e expressões.

Quanto a isso, Leonardo Boff, em seu texto "A Águia e a Galinha" (falando sobre educação) traz essa belíssima reflexão:

“Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem e interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiência tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.” (Boff)

Pois então, se pensarmos na responsabilidade de um educador em contribuir para a construção da leitura de seus aprendizes em suas distintas possibilidades pensaremos nisso. Para começar ele poderia mostrar aos mesmos que compreender uma história em quadrinhos, por exemplo, é mais do que entender o que está escrito em cada tirinha, mas ler também as imagens, os personagens e suas expressões... Ler as entrelinhas>>>


Mais informações sobre vida e obra do autor:
http://www.leonardoboff.com/site/lboff.htm

Um comentário:

  1. oi Nai!

    Gostei do seu Blog!
    Eu também gosto de leituras e a paritr de cada leitura releio o mundo, as pessoas...e tudo isso faz parte das leituras da minha vida!

    Beijocas
    Mércia

    ResponderExcluir