segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ENEM?? E nem EU...

POIs é galera, neste final de semana estudantes de todo o Brasil enfrentaram o novo Exame Nacional do Ensino Médio, agora com 180 questões de Ciências Naturais, Ciências Humanas, Linguagem e Matemática e suas TECNOLOGIAS, além da redação é claro, que este ano teve como tema "Ética e Corrupção".

Pelo que ouvi de estudantes que fizeram o exame, a prova foi muito cansativa. Também acho que tenha sido. Nas edições anteriores eram 64 questões+ a redação, e a prova era num único dia; agora mesmo em dois dias, imagine 180 questionamentos à sua frente e mais uma redação de quebra??É pra quebrar um mesmo...

Digo isto em razão da finalidade do ENEM, que em sendo a de avaliar o ensino médio, e agora encaminhar estes estudantes para uma instituição de ensino superior, me parece um pouco de pesada sua forma atual. Com a realidade da escola pública brasileira então, submeter um estudante que acabou de sair de lá, ou ainda está saindo, a tal situação pra mim é desproporcional. Não nego que o objetivo é louvável já que representa a chance de muitos continuarem seus estudos sem precisar penar ou pagar muito por isso, mas também penso que até o fato de ser obrigatório já lhe remete uma carga bastante pesada para muitos estudantes brassileiros.

3 comentários:

  1. É mesmo Nai, a prova ta muito cansativa, os meus amigos que fizeram disseram que tem um momento que dá vontade de largar tudo pq é texto demais e questões demais e ainda tem a redação, meu irmão mesmo deixou 15 sem fazer na última prova; eu já nem sei se essa mudança toda valeu apena sendo que a prova nesse estilo cansou os candidatos e prejudicou o rendimento de muitos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o ENEM está cansativo mesmo, tem questões demais.
    Fora as pessoas que receberam o cartão com o endereço errado, chegaram no local errado em cima da hora, e não chegaram a tempo no lugar correto, é muita falta de organização!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu mesmo fiz o ENEM nem sei pra quê, sabia? É uma chatice. Cansativo, estressante e com questões bestas, tapadas que nem se comparam à questões de um vestibular de peso.

    ResponderExcluir