sábado, 29 de agosto de 2009

STEVEN JOHNSON: O virtual e o real... ???



O professor e crítico cultural norte americano Steven Johnson propõe uma conciliação interessante entre os riscos e os benefícios que o uso dos jogos eletrônicos podem proporcionar a uma criança ou jovem. Sua concepção conciliadora nos faz pensar a respeito dos motivos que fazem uma pessoa ficar horas entretido com jogos que lhe tomam toda a sua atenção. Claro que sua proposta não é de permissividade, mas de um equilíbrio no uso de tais jogos.

Quando pensamos que a diversão de muitos estudantes hoje em dia é o mundo virtual de jogos e sites de relacionamentos por exemplo, devemos nos perguntar por que será que os mesmos muitas vezes preferem estar nesse mundo do que ir à escola. Casos bem reais podemos encontrar na própria Faculdade de Educação da UFBA, se conversarmos com algum dos meninos que ficam horas nos tabuleiros digitais da faculdade a realidade que encontraremos é a desmotivação de muitos desses, que não encontram na escola o atrativo que o virtual lhes trazem.

Para pensarmos um pouco mais a respeito dessa questão veja o vídeo do programa Fantástico da rede Globo intitulado Novos Olhares: Vida Digital . O programa faz uma "mistura" das concepções de Steven Johnson e do pesquisador brasileiro Silvio Meira a respeito dessa temática.
Então vamos lá, deêm uma olhadinha e comentem... vamos compartilhar opiniões, afinal a idéia é essa não é???

MÃOS A OBRA...


Nenhum comentário:

Postar um comentário