segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Multiplicidades...

http://h2foz.com.br/arquivos/Image/imagens_portal_antigo/mosaico0605.jpeg.jpg

Em tempos de avanços e mais avanços tecnológicos, de globalização e tantas novas estruturas que vão se estabelecendo na sociedade mundial, novas formas de se relacionar e de pensar vão surgindo como reflexo dos novos rumos a que se destina o "bicho homem" enquanto ser social. São tempos pós-modernos ou hipermodernos como alguns preferem chamar.


A contemporaneidade nos remete a questões como o
multiculturalismo por exemplo. Se dermos uma pesquisada na nossa velha conhecida Wikipédia o encontraremos lá como "um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente e até convivialmente no que se convencionou chamar de “mosaico cultural”". No entanto penso que essa descrição já não abrange a complexidade que a pluralidade cultural alcançou, penso que essa questão já está numa escala universal... agora somos cidadãos do mundo, habitantes da aldeia global.


Quando postei sobre a concepção do filósofo Michel Serres e me remeti a sua visão de conhecimento como mestiçagem falei mais um pouco sobre esse intercâmbio que se estabelece entre as pessoas de uma forma geral no atual estágio das dinâmicas das relações...


Em meio a essas
multiplicidades não fica de fora a questão das identidades individuais... há quem diga que "Nossa identidade é não ter identidade"...
E então, o que pensam disso???


2 comentários:

  1. Oi Nai,

    Forte isso de: "Nossa identidade é não ter identidade...", não é? Minha opinião é que devemos agregar todos os aspectos que considerarmos válidos,mas é imprescindível assumirmos nossa identidade individual. Temos variações, afinal, cada cabeça é um universo diferente e, dentro deste, múltiplas coisas acontecem, porém nossa postura tem que está firmada em uma identidade que nos defina e não em várias identidades que nos confundam.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que identidade não é algo estático, imutável. Cada indvíduo possui especificidades que o distingue de qualquer outro indivíduo em qualquer tempo e espaço. Contudo estamos em constante aprendizado e nossas identidades são reeconstruídas ou auto-afirmadas em todos os momentos de nossa existência.

    ResponderExcluir