sábado, 5 de dezembro de 2009

Mídias e Educação

A Educação é um processo amplo que envolve ensino e aprendizagem nas mais diversas formas e nos diferentes ambientes. Concebendo-a assim e não apenas restrita ao ambiente escolar e/ou familiar podemos também considerar que todo processo educacional sofrerá influências de todas as instâncias componentes de uma sociedade.
Na presente sociedade da informação a influência que as mídias terão em tal processo é impossível de ser medida e impedida. Dessa forma a todo instante educamos e somos educados com a mediação delas ou mesmo diretamente por elas...
Como conceber educação hoje em dia sem perceber o que o rádio, a televisão e vídeo, os impressos e inegavelmente a internet têm feito e o quanto têm contribuido para os processos educacionais. É claro que qualquer que seja a mídia utilizada as contribuições vão depender do uso que se faz delas e consequentemente da orientação que é propocionada para o mesmo.
Pensando nisso voltamos à questão inicial que é aquela que se refere à aplicação das tecnologias na educação. Questões polêmicas que acho que ainda estaremos discutindo mesmo daqui a 15 anos...
Vejam esse vídeo, é bem interessante:::

Um comentário:

  1. Com certeza! São mídias que fazem parte do nosso cotidiano. Umas sendo usadas com mais frequência que as outras, mas que exercem grande importância quando são utilizadas, por exemplo, no processo de construção do conhecimento, realizado no ambiente escolar.

    ResponderExcluir