segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Software Livre???

Acredito que muitos ao se depararem com essa expressão devem se perguntar "o que é isso?"... mas calma aí, vamos por etapas. Primeiro é preciso lembrar (ou saber) o que é um software, que de forma rápida "é a parte lógica do computador (programas, aplicativos...)" enquanto o hardware "é a parte física, aquilo que você enxerga, toca (teclado, mouse...)". Acho que deu pra entender não é?? Então vamos lá.

Sabendo disso falemos de software livre, este pode ser definido como "qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem nenhuma restrição"¹. Então falar de software livre é falar de uma nova possibilidade na medida em que este se diferencia do software proprietário {nosso velho conhecido Windows, que é o mais utilizado} justamente na acessibilidade que proporciona aos seus usuários, sem precisar pagar a cada atualização por que o mesmo passe. Agora o que não podemos pensar é que por ser livre é de graça por que há sim custos a serem dispensados por quem opta por utilizar o mesmo, como por exemplo o da própria instalação do software, afinal " a aranha vive do que tece" não é?? Então o técnico que for fazê-la vai querer receber pelo seu trabalho.

Mas pesando vantagens e desvantagens, a utilização do software livre é sim um caminho mais viável tendo em vista a inclusão digital, pois como já mencionei o acesso é bem mais facilitado. No entanto minha intenção aqui não é fazer uma separação entre certo e errado, bom e ruim, mas indicar a possível oportunidade proporcionada pelo mesmo. É importante que conheçamos o que nos está disponível para a partir daí fazer nossas escolhas movidos por aquilo que em que acreditamos e que julgamos que será em benefício próprio e também do próximo é claro.

¹Fonte: Wikipédia.

Um comentário:

  1. Concordo quando você diz que precisamos saber o que está disponível para podermos escolher. Assim, teremos como decidir o que é melhor e o que facilita nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir